Hoje é quase impossível você encontrar alguém que não faça uso da internet, exceto é claro em lugares de extrema pobresa. Os beneficios da internet são incontaveis mas junto com esses beneficios vem também os maleficios.
A cada segundo milhares de pessoas são vitimas na internet e pensando nisso preparamos uma lista com algumas das principais dicas de segurança para você que faz usa da internet.
- Use uma senha forte e única para cada conta online. A sugestão é usar na mesma senha letras, números e caracteres especiais (@, _, – por exemplo), mas procure saber as regras de senha de cada site pois podem variar.
- Habilite a autenticação de dois fatores (2FA) sempre que possível. Existem aplicativos de autenticação como o Google Authenticator. Aluguns site usam o envio de códigos por sms no seu celular para confirmar o acesso.
- Mantenha seu sistema operacional e software de segurança atualizados. Com o passar do tempo os programas e apps ficam defasados e podem surgir brechas para ataques no seu sistema.
- Faça backup de seus arquivos regulamente.
- Seja cuidadoso com links e anexos de e-mail desconhecidos. Recebeu e-mails de bancos, operadores de internet e outros que você possa ter conta e não vem com seu nome é um dos primeiros sinais de risco, mas mesmo quando tiver seu nome completo havendo qualquer dúvida ou pedidos estranhos como envio de valores, pedido de senhas e etc, entre em contato pelas vias oficiais da instituição para confirmar.
- Não compartilhe informações pessoais ou confidenciais com desconhecidos. O compartilhamento com pessoas conhecidas já pode lhe causar problemas imagine com desconhecidos, infelizmente todo cuidado é pouco.
- Use uma VPN ao se conectar a redes Wi-Fi públicas.
- Seja cuidadoso ao instalar extensões de navegador e aplicativos. Se você não sabe do que se trata não aceite nenhuma solicitação seja no computador ou no celular.
- Seja consciente de phishing e fraude online. Os phishers geralmente usam e-mails ou mensagens de texto para se comunicar com os alvos, pedindo-lhes para clicar em um link ou fornecer informações pessoais. Às vezes, os phishers também podem criar sites fraudulentos que parecem ser os sites reais de uma empresa ou instituição financeira, e pedir que os usuários digitem suas informações pessoais nesses sites.
- Educar-se constantemente sobre novos métodos e técnicas usadas para violação de segurança.